A FDA dará nomes quando vier a ser recordado

A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos está planejando disponibilizar informações ao varejista no caso de alguma coleta de alimentos. Em situações em que os alimentos podem não ser claramente identificados como parte de um recall e pessoas ou animais têm um alto risco de doença, a FDA diz que fornecer informações específicas ao varejista ajudará os consumidores a evitar mais facilmente produtos que foram recolhidos.

Anteriormente, os detalhes de nível de loja não foram revelados na maioria dos casos de recall porque as informações da cadeia de fornecimento são consideradas confidenciais.

"Identificar locais de varejo pode ser complexo. Pode envolver a obtenção de informações de várias partes da cadeia de abastecimento, incluindo a empresa de recall e distribuidores intermediários", disse o Comissário da FDA Scott Gottlieb, M.D. em uma declaração. "Mas também sabemos que estas informações podem ser muito importantes para os consumidores". Saber onde um produto lembrado foi vendido durante as recalls de alimentos mais perigosos pode ser a diferença entre um consumidor que vai ou não ao hospital".

Sob o comissário Gottlieb, a FDA fez mudanças em segurança alimentar, rotulagem e medidas regulatórias que parecem estar levando a uma maior transparência na cadeia de fornecimento, desde o produtor e fabricante até o varejista.

Segurança alimentar: Passado, Presente e Futuro

No passado, os fabricantes de alimentos fizeram o trabalho pesado durante a coleta de alimentos, compartilhando informações sobre produtos, embalagens, fábricas e números de lotes de produtos afetados. Os varejistas de supermercados também tinham um papel a desempenhar, removendo os produtos das prateleiras o mais rápido possível e bloqueando o código UPC do produto para que ele não fosse digitalizado no registro. E nesta era digital, os dados do cartão de fidelidade são usados para identificar os consumidores que compraram itens recolhidos e podem até mesmo notificá-los em seu próximo recibo de venda.

Mas há produtos que são vendidos por dias antes da contaminação ser relatada, e outros não têm embalagem padrão ou de fábrica. Itens a granel, produtos e mercadorias feitas a granel se encaixam nesta categoria. No verão de 2018, a FDA divulgou informações detalhadas de distribuição no varejo por estado durante um recall de melão pré-cortado associado a um surto de infecções por Salmonella, para que os consumidores pudessem identificar melhor onde o alimento recall pode ter sido comprado.

Do fabricante ao varejista, a segurança alimentar continuará sendo de vital importância para todos na indústria alimentícia. Com práticas rigorosas de segurança alimentar e tecnologia como processamento de alta pressão e rastreamento da cadeia de bloqueio, esperemos que as doenças transmitidas pelos alimentos se tornem coisa do passado.