Mantendo a segurança alimentar durante o trânsito

A segurança alimentar é um tema permanente nas notícias de hoje em dia. E os alimentos que devem ser mantidos refrigerados podem ser mais difíceis de obter do fabricante para as prateleiras do armazém, simplesmente porque a "cadeia de frio" não pode ser quebrada - os alimentos têm que ser mantidos dentro de uma faixa definida de temperaturas, a fim de permanecer seguros para comer. Acrescente o desejo do público de rótulos limpos e fica ainda mais complicado, pois os fabricantes de alimentos não podem mais contar com aditivos químicos e conservantes para manter a segurança alimentar. O processamento de alta pressão (HPP) faz um ótimo trabalho para tornar os alimentos seguros e prolongar sua vida útil, mas como não há conservantes químicos usados no processo manter os alimentos refrigerados é de suma importância.

Pode ser fácil para um fabricante manter controles de temperatura em suas instalações de produção, e simples para o varejista que estoca suas prateleiras refrigeradas também, mas o que dizer da jornada entre eles?

Aqui algumas das melhores práticas para manter a segurança alimentar e a cadeia de frio durante o transporte:

• Certifique-se de que os veículos estejam em boas condições de funcionamento. Inspeções pré-viagem, horários robustos de manutenção e atenção aos níveis apropriados de capacidade podem garantir a segurança alimentar de uma ponta à outra da viagem.
  • Certifique-se de que seus motoristas conheçam as práticas de transporte sanitário apropriadas para o espaço de carga, bem como saibam como realizar a documentação necessária.
  • Os caminhões devem ter sempre combustível suficiente, não apenas para fazer de ponto A a ponto B, mas para manter a refrigeração durante o carregamento e descarregamento.
  • Ferramentas de monitoramento de temperatura e verificações periódicas de temperatura durante a viagem são sempre uma boa idéia.
  • Certifique-se de que os motoristas tenham um bom conhecimento de trabalho sobre as limitações da refrigeração para que ela não seja comprometida durante a viagem ou a carga/descarga.
  • Coloque tudo isso por escrito. Tenha um plano de transporte de segurança alimentar que explicite a política e os planos de treinamento de sua empresa e o mantenha atualizado. E certifique-se de que todos estejam familiarizados com ele.

A Lei de Segurança e Modernização de Alimentos (FSMA) da FDA estabelece requisitos de segurança alimentar e fornece muitas orientações para manter a segurança alimentar e evitar a retirada de alimentos.