notícias38

Insetos de topo que causam doenças de origem alimentar

Mais uma vez, Campylobacter e Salmonella encabeçam a lista das principais causas de doenças transmitidas por alimentos, de acordo com os dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os casos de infecção associados com Campylobacter totalizaram 8.547 no ano passado, e 8.172 para Salmonella.

Seguindo a Campylobacter e Salmonella, as outras principais causas de doenças relatadas foram Shigella em 2.913, E. coli (1.845), Cryptosporidium (1.816), Yersina (302), Vibrio (252) e Listeria (127). Durante o ano foram registradas 24.029 infecções de origem alimentar, com 5.512 resultando em hospitalização e 98 casos resultando em morte.

Os dados recém divulgados foram publicados no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC e obtidos da Foodborne Diseases Active Surveillance Network, também conhecida como FoodNet. FoodNet é uma colaboração entre o CDC, 10 departamentos de saúde estaduais, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a Food and Drug Administration.

De acordo com o CDC, as doenças transmitidas por alimentos continuam sendo uma preocupação substancial de saúde pública nos Estados Unidos. Análises anteriores indicaram que o número de infecções excede de longe as diagnosticadas. A maioria das infecções de origem alimentar pode ser prevenida, e no passado foram feitos progressos substanciais na diminuição da contaminação de alguns alimentos e na redução de doenças causadas por alguns patógenos.

A utilização da tecnologia de pressão fria, também conhecida como processamento de alta pressão ou HPP, é uma dessas medidas para reduzir o risco de doenças de origem alimentar. Usando pressão de até 87.000 libras por polegada quadrada, os patógenos potenciais são inativados, mas o sabor, textura e nutrição são mantidos intactos.

Muitas empresas estão adotando a HPP para equilibrar a necessidade de garantir a segurança alimentar com a demanda dos consumidores por produtos com rótulos mais limpos.

"Ao investir na tecnologia HPP, podemos fornecer um alto grau de proteção para esses produtos sem usar conservantes adicionais - algo que acreditamos que nossos consumidores apreciarão", disse Michael Burrows, CEO da Maple Lodge Farms.

Você pode ler o relatório completo do CDC aqui.