Gentle Can Handling - Cozedor Rotativo | JBT FoodTech

JBT Gentle Can Handling

Minimização dos danos das latas de metal durante a esterilização

Desenvolvido pela equipe global JBT, o sistema Gentle Can Handling ajuda a proteger contra danos as latas durante a esterilização, proporcionando maior proteção para recipientes mais leves

MADERA, CA, 15 de abril de 2020 - A JBT Corporation (NYSE: JBT), um fornecedor líder de soluções tecnológicas para a indústria global de alimentos e bebidas, introduziu um novo avanço para os esterilizadores rotativos contínuos chamados Gentle Can Handling (GCH), que reduz os danos aos recipientes de alimentos à medida que eles passam pelo processo de esterilização. A GCH tem o potencial de permitir que os clientes alcancem velocidades mais altas e mais rendimento ou que operem latas mais leves, o que pode proporcionar uma significativa economia de custos.

Por mais de 100 anos, processadores de alimentos têm utilizado o Esterilizador de Pressão Rotativa (RPS) para agitar e esterilizar produtos alimentícios em latas metálicas hermeticamente seladas. Entretanto, ao longo do tempo, no esforço incansável para reduzir o custo e aumentar a eficiência, os processadores têm solicitado maiores velocidades ao JBT e latas mais leves a seus fornecedores.

Os primeiros dias de 25 latas por minuto evoluíram para velocidades superiores a 1000 latas por minuto para o moderno RPS, mas uma combinação de velocidades mais altas, latas mais leves e novas geometrias de latas resultou, às vezes, em danos inaceitáveis às latas. Entretanto, tudo isso mudou graças a uma equipe global, composta por engenheiros da JBT da África do Sul, Bélgica e EUA, que colaboraram para projetar uma nova tecnologia chamada Gentle Can Handling. Esta tecnologia pode ser aplicada tanto em equipamentos RPS novos quanto em equipamentos RPS já existentes.

Andrew Prins, gerente técnico de produtos da JBT para Retort & Rotary, disse: "Depois que uma lata é enchida e costurada, aquele recipiente selado entra em uma panela rotativa de maneira contínua, entrando na panela de pressão através de uma válvula que funciona como uma porta giratória de hotel em seu lado, e saindo da mesma maneira que um produto estéril. Mas quando você faz contato com a lata com o ejetor que a empurra para fora da bobina e para dentro da válvula, você pode causar danos ao recipiente. Criamos um novo formato para o ejetor e modificamos os outros componentes de transferência para que a lata seja retirada da bobina e entre na válvula de forma mais estável e controlada, o que reduz as forças de impacto que a lata experimenta e, assim, os danos podem ser grandemente reduzidos".

GCH, continuação Prins, permite um controle muito maior durante todo o processo, de modo que há um movimento mais suave dos recipientes de uma concha para a outra. E por ser muito mais suave, também pode correr mais rápido. Com uma velocidade máxima de cerca de 600 latas por minuto por pista, os clientes JBT são capazes de processar até 1200 latas por minuto em duas pistas.

"Gentle Can Handling fornece aos processadores uma tecnologia melhorada para reduzir os danos da lata e potencialmente usar latas mais leves que podem proporcionar uma significativa economia de custos". Prins adicionado.

Sobre a JBT

JBT Corporation (NYSE: JBT) é um fornecedor líder global de soluções tecnológicas para segmentos de alto valor da indústria de alimentos e bebidas, com foco em proteínas, alimentos líquidos e soluções de sistemas automatizados. JBT projeta, produz e presta serviços a sofisticados produtos e sistemas para clientes multinacionais e regionais através de seu segmento FoodTech . JBT também vende equipamentos e serviços críticos para clientes nacionais e internacionais de transporte aéreo através de seu segmento AeroTech . A JBT Corporation emprega aproximadamente 6.500 pessoas no mundo inteiro e opera operações de vendas, serviços, fabricação e fornecimento em mais de 25 países.