Planos da FDA para Definir Saudável neste Verão

A U.S. Food and Drug Administration (FDA) planeja lançar uma nova definição da palavra "saudável" no próximo verão, de acordo com uma declaração do comissário cessante Scott Gottlieb em um evento no Pew Charitable Trusts em Washington D.C.

A definição atual da FDA restringe o uso do termo "saudável" com base nos níveis de gordura, gordura saturada, colesterol e alguns outros nutrientes, com base na categoria em que o alimento se enquadra. Esta definição foi estabelecida em 1993 e só recentemente foi revisada, apesar das mudanças na orientação dietética separada.

Isto significa que alimentos como salmão, nozes, água engarrafada e até mesmo algumas massas sem glúten não se qualificam para se chamarem saudáveis, sob a definição atual.

Após anos de interesse de empresas alimentícias e consumidores preocupados com a definição atual e desatualizada, a FDA solicitou, em setembro de 2016, uma contribuição pública sobre o termo como uma reivindicação para rotulagem e comercialização de alimentos. A agência recebeu tantas contribuições que o período de comentários foi estendido, fechando finalmente com um total de mais de 1100 comentários públicos, variando de mais leniência a restrições mais rígidas sobre os OGM.

Junto com esta solicitação, a FDA emitiu algumas orientações esclarecedoras para servir enquanto analisava os comentários do público e chegava a um consenso sobre uma nova definição. Sob este esclarecimento, a restrição de gordura total foi aliviada desde que a maior parte da gordura contida num alimento fosse mono ou polinsaturada, se as quantidades de cada uma forem declaradas no rótulo.

O interesse da agência em mudar a definição oficial veio em resposta a uma petição de cidadão enviada à FDA pela Kind depois que a empresa foi avisada de que suas lanchonetes continham muita gordura para usar o termo. A Kind solicitou que o termo "saudável" pudesse ser aplicado a alimentos se seu conteúdo de gordura fosse proveniente de "frutas, vegetais, nozes, sementes, legumes, grãos integrais e frutos do mar".

Gottlieb afirmou que a definição exata do termo ainda estava em debate no âmbito da FDA, mas a agência deveria emitir a orientação neste verão. De acordo com um assistente, o pessoal da agência ainda está passando pelos comentários que recebeu sobre a definição.

Com o crescimento contínuo de tendências saudáveis, as empresas alimentícias estão observando de perto as novas diretrizes. Além do interesse, a FDA está considerando a introdução de um novo ícone para sinalizar aos consumidores que a agência considera os alimentos saudáveis.

De acordo com Gottlieb, "Uma das coisas que estamos contemplando dentro da agência neste momento é o próprio ícone". Está em curso uma espécie de debate rigoroso sobre se incluímos ou não o logotipo da FDA no ... logotipo saudável".

Embora seja incerto exatamente quais mudanças chegarão à definição, tanto as empresas alimentícias quanto os consumidores esperam ansiosamente para ouvir a decisão final.