A demanda por alimentos com rótulo limpo faz da HPP uma escolha popular

Não é segredo que os consumidores estão exigindo rótulos mais limpos. Hoje em dia, os aditivos químicos e conservantes tornam os produtos muito menos susceptíveis de serem arrancados da prateleira da loja por um comprador experiente. Mas também não é segredo que, para que os produtos tenham sucesso, eles precisam ter um prazo de validade superior à média de abacate fatiado.

Antes do processamento de alta pressão (HPP), resolver o problema do prazo de validade mais longo em um produto fresco sem aditivos tinha sido um negócio complicado para muitos produtores de alimentos.

Já uma indústria de 12 bilhões de dólares, o mercado de HPP deve dobrar nos próximos 6 anos.

Mas agora, mais e mais produtores de alimentos estão adotando HPP para seus produtos existentes, bem como lançando novas linhas de alimentos naturais, frescos e embalados que nunca foram possíveis antes da HPP. Já uma indústria de US$ 12 bilhões, espera-se que o mercado HPP duplique nos próximos seis anos.

HPP tornou-se um método popular de segurança alimentar em muitas categorias, incluindo guacamole, salsas, saladas úmidas, molhos, carnes prontas para comer, sucos, hummus, sopas, frutos do mar e salada. E não apenas para humanos. A ração fresca para animais de estimação tem se tornado uma opção cada vez mais popular para os donos de animais, e a HPP torna isso possível também.

A HPP usa pressão ultra-alta e água fria para neutralizar patógenos nos alimentos, prolongando a vida de prateleira sem usar nenhum aditivo químico. E como não é usado calor, como na pasteurização tradicional, o sabor e os nutrientes permanecem intactos.

É claro que a HPP não é a resposta para todas as categorias de alimentos; por exemplo, não é eficaz para alimentos com baixo teor de umidade. E estar exposto à pressão ultra-alta pode causar algumas mudanças na textura, portanto, as receitas podem precisar ser afinadas. Felizmente, Avure's food scientists work with customers to easily solve those complications in our innovative test kitchen.

As empresas que produzem produtos que usam HPP também precisam fatorar a embalagem na equação. As embalagens precisam ser capazes de suportar a alta pressão sem romper ou vazar... mais um problema que nossos cientistas de alimentos são competentes em resolver.

Você tem um produto que se beneficiaria de um prazo de validade mais longo com um rótulo mais limpo? Confira nosso site para mais informações sobre HPP!