A Revolução dos Alimentos Limpos está chegando!

A Revolução dos Alimentos Limpos está chegando

Não é segredo que a indústria mundial de alimentos está passando por uma interrupção. Mais consumidores preferem comer "alimentos limpos" que sejam mais saudáveis e ambientalmente mais sustentáveis. Se a lista de ingredientes tiver um quilômetro de comprimento com uma série de aditivos difíceis de pronunciar, não vai chegar ao carrinho de compras. E uma pesquisa recente da Nielsen observou que 68% dos consumidores estão até mesmo dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas com rótulos limpos.

É fácil as razões pelas quais os consumidores estão procurando alimentos mais saudáveis. O aumento global de doenças não transmissíveis como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes está disparando e muitos acreditam que uma dieta melhor pode desempenhar um papel importante na redução dessas doenças. A Internet torna a disponibilidade dessas informações prontamente disponível e a popularidade dos nutricionistas, dietistas e blogueiros de estilo de vida saudável nas mídias sociais nunca foi tão alta.

Muitos dos principais atores da indústria alimentícia estão acrescentando novas linhas ou mesmo comprando empresas inteiras para acrescentar produtos com rótulos limpos a seus portfólios.

As implicações para a indústria alimentícia são extensas, pois as empresas inovam e experimentam produtos para satisfazer esses novos desejos do consumidor. Muitos dos principais atores da indústria alimentícia estão acrescentando novas linhas ou até mesmo comprando empresas inteiras para acrescentar produtos com rótulos limpos a seus portfólios. As empresas que não estão explorando as maneiras de acomodar os compradores de rótulos limpos correm o risco de ficar para trás, já que os Millennials e a Geração Z se tornam um segmento maior do mercado.

Processamento de alta pressão (HPP) tem proporcionado uma grande vantagem para as empresas que procuram abandonar os conservantes químicos e limpar seus rótulos. Ao neutralizar os patógenos alimentares usando apenas pressão, a HPP pode tornar os alimentos mais seguros e prolongar drasticamente a vida de prateleira. E tudo isso sem acrescentar um item à lista de ingredientes. Empresas como Hormel, Bolthouse Farms e Once Upon a Farm estão usando HPP para uma ampla gama de produtos. Tudo, desde carnes prontas para comer até sucos e smoothies e até mesmo alimentos infantis sem conservantes, estão enchendo cada vez mais os carrinhos dos compradores a cada dia.